sexta-feira, 25 de maio de 2012



Fórum do Campo e Igreja preparam documento
sobre a Seca e o Projeto da Chapada do Apodi

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, reuniu-se com representantes das instituições que formam o Forum do Campo Potiguar e ASA Potiguar, na manhã de hoje, 23 de maio de 2012, no Centro Pastoral Pio X, situado no Subsolo da Catedral Metropolitana. Na pauta, dois assuntos que vêm preocupando o homem do Campo, no Rio Grande do Norte: o Projeto da Chapada do Apodi e o fenômeno da Seca.

Participaram da reunião representantes da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar – FETRAF, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Norte – FETARN, da ASA Potiguar, Terra Viva, Comissão Pastoral da Terra de Mossoró, Central Única dos Trabalhadores – CUT/RN, Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários – SEAPAC, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Diaconia (entidade das Igrejas Evangélicas), entre outros. Eles manifestaram ao Arcebispo Dom Jaime a preocupação com a retomada do Projeto da Chapada do Apodi, que propõe a desapropriação de 150 famílias que trabalham com a Agricultura Familiar, e sobre os graves problemas da seca. Pediram o apoio da Igreja para as reivindicações e propostas que elencaram durante o encontro.

Na reunião, foi formada uma comissão para produzir um documento com as reivindicações e propostas: José Procópio de Lucena, representante da ASA Potiguar; Hildemar Peixoto, representante da FETRAF; Marcos George, representante da FETARN; Nilton Júnior, representante da CPT de Mossoró; e Evaldo Pinto, representante do Serviço de Assistência Rural – SAR, da Arquidiocese de Natal.

O Documento focará as reivindicações e propostas nos dois pontos da reunião: o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi e a Seca. O texto, com todas as propostas, será apresentado nesta quarta-feira, dia 24, durante uma entrevista coletiva, com presença dos representantes da Comissão e do Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. A pedido dos participantes do Fórum do Campo, Dom Jaime será o interlocutor do grupo junto aos poderes públicos e na entrevista coletiva.

O Documento será levado ao Governo do Estado, à Bancada Federal do RN na Câmara e Senado, à Assembléia Legislativa e ao Governo Federal.          
 Foto: José Bezerra

Participantes da reunião, realizada na manhã deste dia 23
FONTE ARQUIDIOSE DE NATAL
POSTADO POR IGREJA SAOFRANCISCORN

Nenhum comentário:

Postar um comentário